PRODUTOS
e SERVIÇOS


INFO
Arte e Design
Arquitetura e
 Engenharia

Utilidades
Tratamento
Espécies e  Taxonomia
Plantio e Morfologia
Associações e  Instituições
Links
Bibliografia
Agradecimentos

GRUPO
Instruções e
 endereços  eletrônicos

Eventos
Entrevistas e Fotos



 

Arte e Design
5 páginas


O bambu na arte e no design

 

Espécies e Taxonomia
4 páginas

Espécies e identificação


Arquitetura e Engenharia
7 páginas

O bambu em estruturas
e habitações

 

Plantio e Morfologia
8 páginas

Formas e objetivos de plantio, e estrutura da planta


Utilidades
3 páginas

Utilidades do bambu

 

Associações e Instituições
2 páginas

Grupos no mundo


Tratamento
4 páginas

Formas de tratamento do bambu

 

Links
1 página

Links para outros sites



Saudações,

Esta página de Internet tem como objetivo principal a disponibilização de informações sobre o bambu. Em todas suas variedades, tais informações chegam através de dedicados estudiosos e experimentadores de todas as partes do mundo. Esta planta maravilhosa, pertencente à família das gramíneas, é muito utilizada em numerosos ramos da ciência e do trabalho humano por sua rapidez de crescimento, sustentabilidade, seu caráter nutritivo, resistência, flexibilidade entre outras importantes características.

No atual contexto social e produtivo mundial, vemos crises assolando povos de países inteiros. Estes se vêem à margem da política econômica mundial, e não conseguem criar e manter uma economia própria. Mas existem alguns países enxergando o bambu como um dos meios alternativos para aumentar a produtividade agrícola, gerar emprego e estimular a indústria, assim como. Assim pensam os governos de China, Nepal, Filipinas e Havaí.

A questão ecológica é hoje um assunto muito discutido. A poluição e sub-produtos decorrentes de uma economia industrial capitalista globalizada geram desequilíbrios por todas as partes do globo, na terra, água e ar. O bambu é eficaz no combate a muitas formas de poluição nestes recursos naturais, produzindo oxigênio, reciclando a água de rios e lagoas e limpando o solo de alguns elementos nocivos. É também um material altamente renovável e que pode substituir o uso da madeira (material e combustível), impedindo o corte indevido de árvores essenciais ao equilíbrio natural.

Na América do Sul existem culturas ricas e vibrantes que muito se associaram ao uso do bambu. É o caso do Equador e da Colômbia, países onde o bambu da espécie Guadua angustifolia, gigante e muito resistente, é conhecido por todo habitante, e é utilizado há milhares de anos pelos nativos. Ele sustenta casas de mais de 100 anos de idade, assim como as casas de uma grande parcela da população. A Costa Rica, na América Central, recentemente adotou uma estratégia para implementar a construção em massa de habitações populares construídas com bambu.

O Brasil é um dos países com maior número de espécies nativas e maior área de florestas naturais de bambu. Estas espécies nativas, algumas até endêmicas, são na sua grande maioria desconhecidas. É imperioso elaborar uma política de preservação, propagação e disponibilização destas espécies que muito têm a nos encantar e oferecer.

Pessoas do mundo inteiro se unem em associações e instituições para divulgar as múltiplas utilizações do bambu, incitar o debate social e desenvolver a pesquisa científica, tomando como exemplo: IBA, INBAR, ABMTENC, ABS, EBS, ECUABAMBU.



Info I Grupo I Produtos

Conteúdo desenvolvido: Raphael Moras de Vasconcellos- Rio de Janeiro / BRASIL
contato:
produzido por : COMDESIGN